MdCNEWS, o boletim da agência MDC - Maio 2018

Uma mensagem do nosso CEO, Didier Lagae

[ Maio 2018 ]

O primeiro trimestre deste ano tem sido fantástico para a Marco de Comunicación.

A agência conquistou diversos prestigiantes Mercury Excellence Awards, obtendo onze prémios, graças ao trabalho desenvolvido para o Conselho Mundial da Água, COP22 e Conforama.

Além disso, na semana passada nossa campanha do Dia Mundial da Água para o Conselho Mundial da Água foi premiada como Melhor Campanha para ONGs na primeira edição dos Prémios Dircom Ramón de Corral, enquanto a #Camitis e o evento de inauguração das instalações Spaces em Madrid e Barcelona foram finalistas suas respectivas categorias.

Juntamente, a nossa agência ficou encarregue de estabelecer uma poderosa ação internacional para maximizar o alcance do evento mais importante do mundo sobre a água, o Fórum Mundial da Água. Realizado em Brasília (Brasil), a Marco de Comunicación produziu e montou o stand do Conselho Mundial da Água, com um design impressionante e verdadeiramente atraente. Isto significou um outro desafio para a Marco de Comunicación e, ao mesmo tempo, demonstrou a nossa “mentalidade global”, partilhada por todos os nossos consultores.

Os nossos consultores e equipas multidisciplinares realizaram um trabalho exemplar neste primeiro trimestre e eu tenho orgulho em reconhecer e celebrar esses grandes esforços e conquistas.

Didier Lagae

 

Notícias MdC

Marco de Comunicación recebe onze prémios nos Mercury Excellence Awards

[ Maio 2018 ]

Marco de Comunicación recebe onze prémios nos Mercury Excellence AwardsOs projetos desenvolvidos para o Conselho Mundial da Água (sigla em inglês: WWC), COP22 e Conforama, receberam 1 Gold (WWC), 5 Silver, 3 Bronze e 2 Menções Honrosas.

A Marco de Comunicación (MdC), a agência de RP mais galardoada em Espanha, foi mais uma vez reconhecida nos Mercury Excellence Awards, onde recebeu 11 prémios na sua edição 2017/2018. Com estes novos prémios, a agência já obteve um total de 52 Mercury Awards desde a sua criação há 15 anos.

Algumas das categorias em que Marco de Comunicación foi reconhecida incluem: um prémio de Gold para a campanha do Dia Mundial da Água do Conselho Mundial da Água, na categoria “Campanha de Consciencialização Pública com Vídeo”. Receberam cinco prémios Silvers, incluindo um prémio para a campanha COP22 na categoria “Corporate: Green/Environmental Practices”, outro para o Conselho Mundial da Água na categoria “Non-Profit/Public Affairs” e mais três para a campanha #Camitis criada para a Conforama nas categorias “Marketing: Home Furnishing”, “Marketing: Product Awareness” e “Special Events: Bedroom Furniture”. Além disso, recebeu três prêmios Bronze, incluindo um para a COP22 na categoria “Corporate: Green Focus Event” e outros dois para a campanha #Camitis da Conforama nas categorias Publicity: Brand Awareness” e “Publicity: Social Media Influences”. Por último, a empresa recebeu duas Menções Honrosas: uma para COP22 na categoria “Non Profit/Public Affairs” e outro para #Camitis na categoria “Social Media Consumer Awareness”.

A campanha vencedora da Marco de Comunicación, pelo seu trabalho para o Conselho Mundial da Água no Dia Mundial da Água, consistiu num apelo emocional a governos e instituições internacionais, para sensibilizar para a urgência da necessidade de aumentar a segurança hídrica. Pesquisa intensiva, juntamente com o apoio de especialistas, criaram histórias fortes, continuando o conceito “sem água, não há vida”. Este vídeo foi complementado com press release, infográfico juntamente com entrevistas e testemunhos. Com estes materiais, a agência gerou mais de 1.500 novos artigos em todo o mundo, atingindo uma audiência de mais de um milhão e reforçou a posição do WWC como uma opinião de referência no tema da água. A cobertura que o WWC obteve no Dia Mundial da Água foi seis vezes superior que outras organizações em conjunto, incluindo ONU, UNICEF, SIWI e Fórum Económico Mundial, e atingiu mais de 500.000 visualizações nas redes sociais.

Para a COP22, a MdC geriu as relações com a imprensa a nível internacional paro o Comité de Direção da 22ª Conferência das Partes para a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, que decorreu entre 7 e 18 de novembro de 2016 em Marraquexe. A campanha de seis meses “Lutando contra as Alterações Climáticas”, incluiu 28 comunicados de imprensa, 76 conferências de imprensa, centenas de entrevistas, numerosas viagens de imprensa a países como Estados Unidos, França e Marrocos, assim como apoio no local durante as duas semanas do evento, o qual recebeu mais de 20.000 líderes políticos, empreendedores, ONG e mais de 1.500 jornalistas de todo o mundo. Esta campanha obteve uma grande cobertura mediática, com mais de 44.000 artigos gerados a nível mundial, evidenciando todas as mensagens chave das Nações Unidas e da COP22.

No caso da Conforama, a Marco de Comunicación desenvolveu uma campanha para a Península Ibérica sob o conceito #Camitis, através de duas ações em Madrid e Lisboa e um estudo prévio sobre a importância do descanso. A ação 360º com o apoio de reconhecidas associações de sono, peritos e cientistas em insónia de Espanha e Portugal, reunindo mais de 200 pessoas, conseguindo 150 registo nos media sob o título "A maior cama de Espanha e Portugal".

 

Notícias MdC

Marco de Comunicación alerta o mundo para a segurança hídrica

[ Maio 2018 ]

Como parte das ações levadas a cabo para o Conselho Mundial da Água (WWC), a Marco de Comunicación preparou uma operação internacional com o intuito de gerar uma cobertura massiva sobre o maior evento mundial relacionado com a água, o 8º Fórum Mundial da Água que teve ligar em Brasília, no Brasil, entre 17 e 23 de março.

Os serviços fornecidos pela agência a este cliente incluíram a preparação e design de documentos institucionais, a produção de vídeos corporativos e informativos, assessoria de imprensa com os jornalistas e meios de comunicação em todo o mundo, assim como a conceção e montagem do stand oficial no Fórum Mundial da Água em Brasília.

O stand do Conselho Mundial da Água apresentou as suas iniciativas através de uma cortina de água corrente, que transmitia os valores de inclusão, abertura, sustentabilidade, transparência e cooperação sem barreiras. O stand tinha a dimensão de 8,5m x 17m, com uma área 144,5m2, produzido com materiais sustentáveis, naturais e iluminados. Dispunha de um espaço aberto para conferências e debates, uma área de informação, áreas interativas, uma sala de reuniões privada com capacidade até 10 pessoas, uma área de café e um espaço de armazenamento. Os participantes do Fórum também podiam usufruir de uma experiência multissensorial, já que o stand, adornado com ecrãs de LED, explorou as redes sociais com “mensagens em garrafas virtuais” e projetou as suas mensagens numa parede de água que poderiam ser literalmente alcançadas e tocadas.

Até ao momento, foram registados mais de 4.000 clippings em meios de comunicação de todo o Mundo, desde a Nova Zelândia à Califórnia, passado pela Ásia, África, Europa e América do Norte e Sul. Se o mundo aumentou o seu conhecimento sobre a importância da água e seu futuro a curto prazo, foi graças ao intenso trabalho da MdC e da sua equipa internacional, que coordenou os esforços e conseguiu criar interesse mundial em meios de comunicação de primeira linha, como The Times, Al Jazeera, AFP, Reuters, The Country, Folha de São Paulo e The Citizen da África do Sul.

A campanha, implementada ao longo de três meses, começou com uma estratégia de aumento de notoriedade de marca do Conselho Mundial da Água e Fórum Mundial da Água, tendo como base notícias correntes de interesse global como forma de promover o trabalho do Conselho. Esta ação pretendeu posicionar a marca de forma apropriada antes da realização do Fórum, destacando a importância da segurança hídrica e colocando à frente dos meios de comunicação de todo o mundo os problemas relacionados com o acesso à água enfrentados a nível global.

À medida que o Fórum se ia aproximando, as notícias publicadas começaram a ter um cariz mais positivo até ao culminar do Fórum, onde os decisores de todo o mundo se encontraram para encontrar soluções. Enquadrar o Conselho Mundial da Água como parte da solução permitiu posicioná-lo como uma autoridade mundial sobre a água, e garantir que a imprensa soubesse o que é e a importância do seu trabalho.

A estratégia envolveu um conjunto de comunicados de imprensa detalhados, conferências de imprensa, entrevistas personalizadas com os principais meios de comunicação, debates interativos, vídeos noticiosos e infográficos. Todos estes materiais foram utilizados para destacar o valor da água e o papel vital desempenhado pelo Conselho Mundial da Água e do Fórum Mundial da Água na segurança hídrica e no nosso futuro.

 

Notícias MdC

Spaces participa no evento 4YFN (Four Years From Now) do MWC 2018

[ Maio 2018 ]

Spaces participa no evento 4YFN (Four Years From Now) do MWC 2018O 4YFN, que teve ligar na Fira de Montjuïc nos dias 26 a 28 de fevereiro, é um dos eventos internacionais promovido pelo Mobile World Congress (MWC), que tem lugar em Barcelona no mesmo período. O 4YFN tem como objetivo juntar empreendedores, start-ups e investidores de todo o mundo para incentivar a criação e desenvolvimento de novas empresas.

Neste evento, a Spaces, uma nova oferta internacional de espaços de trabalho que promove uma comunidade dinâmica para empreendedores e empresas, decidiu ter um papel ativo ao instalar um espaço de trabalho na 4YFN, com o objetivo de ajudar os empreendedores a juntarem-se e desenvolverem sinergias únicas.

A MdC foi responsável pela gestão de todos os aspetos deste espaço e, devido ao impacto nacional e internacional do evento, utilizá-lo como uma plataforma mediática para aumentar a visibilidade da marca. A equipa que gere esta conta também foi responsável pela logística do espaço, recebendo os convidados e fazendo com que eles se sentissem em casa.

Enquanto, o evento 4YFN é promovido pelo MWC, e coincide com as datas do mesmo, ambos os eventos são realizados em dois locais diferentes em Barcelona. Garantir a participação da imprensa e públicos-alvo foi um desafio para a MdC, habitualmente mais propensos a cobrir o MWC do que o 4YFN.

Na preparação deste desafio, várias semanas antes do 4YFN, a equipa responsável desenvolveu uma estratégia importante em relação à imprensa que estava a cobrir o MWC. Este método consistia numa oportunidade para os jornalistas aproveitarem sua visita a Barcelona para conhecer os diretores da Spaces e conhecer em primeira mão a filosofia e o aspeto dos espaços de trabalho flexíveis.

Para aumentar o nível de conhecimento sobre a Spaces na imprensa e a sua oferta, foi distribuído um comunicado de imprensa na semana que antecedeu o evento, com dicas sobre como se tornar um empreendedor de sucesso. Este comunicado foi bem recebido pela imprensa.

Como resultado destas ações, a área da Spaces foi um dos espaços de trabalho preferidas dos media, que a utilizaram como zona de entrevistas e ponto de encontro entre empreendedores e start-ups. Além disso, durante os dois dias do 4YFN, foram realizadas 10 entrevistas com o Country Manager de Espanha da Spaces, Phillipe Jiménez, como meios de comunicação de topo como Expansión, El Español, Agência EFE e Radio Intereconomía. Alguns canais de televisão também visitaram a área da Spaces e alguns, como a TV3, utilizaram diversas imagens recolhidas no local para ilustrar as reportagens que emitiram durante o 4YFN.

Mais de 20.000 pessoas visitaram o espaço, o qual tornou-se num ponto de encontro, local para relaxar, tomar um café ou descontrair com um divertido jogo de matraquilhos após um dia cansativo no MWC.

 

Notícias MdC

Open Day da Amway sobre nutrição e saúde ocular

[ Maio 2018 ]

Open Day da Amway sobre nutrição e saúde ocular No passado 13 de março, teve lugar um open day para imprensa e influenciadores no Experience Room da MdC, onde a Amway, a maior empresa mundial de vendas diretas, apresentou um novo produto nutricional da gama Nutrilite, Mirtilo com Luteína. A apresentação focou os benefícios de uma nutrição adequada para manter uma boa saúde ocular.

Entre as 9h00 e as 13h00, os jornalistas e influenciadores que assistiram ao evento tiveram oportunidade de falar com a nutricionista da Nutrilite, Natalia Losana, que explicou como o consumo de determinados alimentos, como os mirtilos, podem prevenir degenerações na visão.

Natalia Losana, juntamente com uma equipa de oftalmologistas da clinica AVER, realizaram um rastreio ocular a todos os que compareceram ao evento. Os participantes tiveram ainda oportunidade de experimentar um catering composto por alimentos que ajudam a manter uma boa visão. O evento teve uma forte afluência da imprensa e influenciadores digitais: 15 jornalistas de meios de comunicação lifestyle de topo participaram no evento, como Elle, Telva, Women's Health e Stilo, e canais de televisão como a Antena 3, assim como 8 influenciadores. A ação resultou em 22 menções as redes sociais e diversos artigos online nos meios de comunicação nos dias imediatamente a seguir ao evento.

 

Notícias MdC

Marco de Comunicación gere as relações públicas para LaLiga no seu Showcase de Inovação apresentado durante o MWC 2018

[ Maio 2018 ]

Marco de Comunicación gere as relações públicas para LaLiga no seu Showcase de Inovação apresentado durante o MWC 2018A MdC foi a agência responsável pelas relações com os meios de comunicação nacionais e internacionais no Innovation Showcase, organizado pela LaLiga, durante a última edição do Mobile World Congress.

Durante o evento, LaLiga apresentou as suas mais recentes inovações tecnológicas, que tornaram um dos melhores programas de televisão do mundo e uma das ligas de futebol mais evoluídas. A agência trabalhou com conjunto com os responsáveis de comunicações de LaLiga para tornar o evento um sucesso e assegurar a participação dos media no Innovation Showcase, o qual teve lugar no Real Club Deportivo Espanyol. Mais de 70 meios de 24 países dos cinco continentes que conheceram em primeira mão as inovações tecnológicas da Liga Espanhola de Futebol.

Durante dois dias, Joris Evers, director de comunicação de LaLiga, e a equipa da MdC, mostraram aos meios de comunicação a tecnologia por trás das câmaras. A imprensa respondeu positivamente ao evento, o que permitiu que aprendessem sobre as tecnologias que levam os jogos de futebol aos fãs de uma forma tão única, e como permitem aos clubes de futebol obtenham informações táticas e estratégicas muito valiosas. O evento alcançou grandes resultados com mais de 90 milhões de espectadores em potencial e cerca de 60 artigos publicados em 26 países em todo o mundo.